Intercâmbio aos 50 anos

Quer aprender uma língua, mas acha que intercâmbio é só pra jovens? Pois existem cursos de intercâmbio para quem já passou dos 50.

Estrategicamente localizadas em cidades bem charmosas, as escolas oferecem cursos para diferentes níveis de aprendizado, do básico ao avançado. E combinam passeios guiados para descobrir a cultura de cada lugar além de aulas de história e culinária.
A médica ginecologista Ana Lúcia Sampaio Fernandes, de 67 anos, há muito tempo sonhava em fazer um intercâmbio para aprimorar o inglês. “Eu tinha receio em fazer aulas com adolescentes, que têm idade para serem meus netos. E que muitas vezes não encaram um curso com tanta seriedade”.
Ao saber de programas voltados para a “melhor idade” na escola de intercâmbio BEX, Ana Lúcia não teve dúvidas e embarcou sozinha para Bournemouth, na Inglaterra. “Eu me sentia mais à vontade com pessoas da minha idade. Nós tínhamos os mesmos interesses, e as aulas abordavam temas que fazem parte do nosso universo”. Falar português? Nem pensar. Na classe de 12 alunos, Ana Lúcia era a única brasileira. Havia alemães, suíços, japoneses, espanhóis, poloneses... O jeito foi destravar a língua para se comunicar.
Além disso, os cursos são mais culturais. À tarde, o professor acompanhava os alunos em passeios pelas cidades vizinhas, verdadeiras aulas práticas onde explicava a história dos locais e monumentos. “Eu já havia viajado para Londres três vezes. Mas o interior da Inglaterra é lindo e sem toda aquela agitação. Conhecemos Stratford-upon-Avon onde Shakespeare nasceu e os lindos castelos de Christchurch. Foi muito divertido”.
Na bagagem, Ana trouxe ótimas lembranças e boas amizades que mantêm até hoje em trocas de e-mails. E também um sotaquezinho britânico.

Comentários