25 anos depois, Gwen Stefani relembra o videoclipe que definiu seu estilo dos anos 90

Para muitos, a memória mais antiga da rápida ascensão de Gwen Stefani à fama começa com o sucesso de 1996 de No Doubt, "Don't Speak", que serviu como trilha sonora do verão daquele ano nos EUA e além. (E, para quem adora um bar de karaokê, ele permanece em rotação regular até hoje.) No entanto, o momento de ruptura de Stefani realmente aconteceu nove meses antes, com o lançamento de "Just A Girl" 25 anos atrás. Como um grupo de desajustados de Anaheim, Califórnia, que vinha tentando romper por oito anos, o distinto coquetel sônico de ska, punk, reggae e pop que refletia a formação multicultural do No Doubt finalmente encontrou seu público em 1995. Mas o O catalisador mais importante por trás da rápida ascensão da banda à fama sempre foi Stefani - em grande parte graças ao seu estilo atraente, que nunca perdeu seu apelo incomum e moleca.

“Eu fui tão ingênua quando escrevi‘ Just A Girl ’”, diz Stefani sobre a música que atraiu sua atenção internacional pela primeira vez. "Mas foi sobre aquele momento em que você percebe o poder de ser mulher e também a vulnerabilidade de ser mulher e as coisas que você não pode fazer porque pode não ser seguro ou as pessoas podem não te levar a sério." Como uma das primeiras canções que ela escreveu para o terceiro álbum da banda, Tragic Kingdom de 1995, serviu como um ponto de viragem para Stefani quando ela começou a se mover em direção a um assunto mais pessoal em suas letras. “É muito confuso quando você vai de uma garotinha a uma adolescente e de repente você tem um lugar no mundo, então era uma música sobre isso”, acrescenta ela. “Foi uma daquelas coisas que nunca pensei que alguém fosse ouvir - era apenas eu expressando como me sentia.”


Como Stefani se sentiu claramente ressoou com as pessoas em todo o mundo, devido ao grande sucesso da música; primeiro nas estações de rádio, depois em estádios lotados na turnê de dois anos que se seguiu ao lançamento do single. Ainda assim, o próprio vídeo estabeleceu a fórmula que viria a definir o visual icônico de Stefani dos anos 90, o que deu ao estilo DIY dos ícones da Riot Grrrl como Kathleen Hanna e Kat Bjelland um toque kitsch e caleidoscópico. Com seus tops curtos, calças largas e cabelo louro platinado, o visual refletia seu papel como vocalista de uma banda em uma indústria fortemente dominada por homens, um sentimento que ela expressou com tanta habilidade nas letras da música. “Não acho que pensei muito em querer que fosse um visual moleca, mas acho que a mensagem por trás do vídeo foi a divisão entre os gêneros”, explica Stefani. “Essa separação dos dois gêneros é algo que vimos durante toda a nossa vida, e acho que‘ Just a Girl ’foi apenas sobre amadurecer e estar ciente de sua sexualidade.”

Foi essa divisão, no entanto, que Stefani foi obrigada a brincar em suas escolhas de moda. “Gostei muito da ideia de misturar períodos de tempo, para que meu rosto e cabelo fossem inspirados por uma glamorosa sirene de tela dos tempos antigos e, do queixo para baixo, eu era bastante masculino na maneira de me vestir. Mas então seria divertido encontrar uma coisa feminina para adicionar, como, eu deixaria as alças do meu sutiã aparecer e deixá-las de uma cor contrastante ou colocaria diamantes nas alças do sutiã. Eu realmente curtia todo esse tipo de coisa masculina e feminina ao mesmo tempo. É estranho, eu realmente não pensei sobre isso, mas realmente pensei. Foi muito natural, porém - não foi realmente pensado. Era tudo que eu amava montado. ”


Seja um parceiro do nosso Blog: Fale conosco.

Segue o "Águas da vida" no Facebook


O romance do ano:
Adelaide - A Duquesa

 

Comentários