Ricky Martin fala sobre novas músicas, o que significa ser um ícone gay latino

Ricky Martin era um superstar internacional há muito tempo antes de começar “Livin’ La Vida Loca ”- e não parece ter havido um momento de tédio nos 20 anos desde então.


Em 2010, o cantor porto-riquenho se revelou para seus fãs como um homem gay; quase 10 anos depois, ele recebeu sua primeira indicação ao Emmy, por seu papel em O Assassinato de Gianni Versace: American Crime Story. Nesta primavera, Martin - agora pai de quatro filhos com seu marido, o artista sírio Jwan Yosef - lançou um novo EP, Pausa, com colaborações com Sting, Residente e Bad Bunny. É uma vida agitada, mas ele levou tudo com calma, pelo menos até o sucesso da Covid-19.

“Antes desta pandemia, eu não tinha problemas”, disse Martin, 48, rindo. “Eu sou um delegado, tenho uma ótima equipe. Mas quando essa pandemia nos atingiu ... comecei a ficar louco! ”


Você mora em uma bela casa em Beverly Hills. Isso torna a quarentena mais fácil?

Tenho uma casa muito barulhenta, no sentido de que tenho filhos. Estamos em quarentena estrita porque minha mãe está aqui. É muito grave - acho que é a única maneira de impedir que isso cause mais danos. Mas tenho muita sorte. Estou em uma casa confortável onde meus filhos podem brincar. Sempre que sua cabeça vai para o lado errado, você apenas olha para seus filhos, seu marido, sua mãe e você [pensa]: “Temos que nos preparar”.

Você lançou seu novo EP, Pausa, em maio - agora você está trabalhando na sequência, Play, que será lançada ainda este ano. Você começou a Pausa em um mundo totalmente diferente daquele em que estamos agora. Como isso evoluiu na quarentena?

Comecei a trabalhar na minha música há cerca de nove meses. Na minha cabeça, o álbum ia se chamar Movimiento, que significa movimento. Mas com tudo isso [pandemia], simplesmente me disse ... “Do jeito que estava, não estava funcionando. Vamos fazer de forma diferente. ” Tenho música com ritmo, mas não ia mandar as pessoas se mexerem! Então eu chamei de Pausa.

Sua nova música está alinhada com o progresso que artistas como J Balvin e Bad Bunny estão fazendo na música pop latina ao colaborar com Afrobeats e artistas de flamenco. Você os vê como pares?

Estou tão orgulhoso deles! Quando comecei a trabalhar com música, eram principalmente baladas românticas. Eu me permiti entrar em um som bem latino e africano na [música de 1995] “Maria”. E lembro que o presidente de uma gravadora, em um dos países [onde] eu estava indo muito bem - ele me disse “Meu Deus, Ricky, este é o fim da sua carreira”. Seis meses depois, essa música era a música número um em vários países. Diferentes críticos e jornalistas de diferentes partes do mundo [diriam] “Não, sério, de onde vocês são?” Diríamos: “Porto Rico”. Eu teria que explicar a influência da África com os ritmos que foram trazidos daquele continente. E, obviamente, a influência em Porto Rico que os Estados Unidos têm. Sempre estivemos conectados com o que era o som nos EUA. Quero que conheçamos no Caribe.


Em nossa matéria de capa do Bad Bunny deste ano, você o descreveu como um “ícone queer latino”, o que alguns leitores questionaram. O que torna alguém um ícone esquisito?

Aliados são muito importantes. Sem eles, nossa luta pela igualdade é impossível. Realmente me agrada ver Bad Bunny como um ícone gay - assim como Cher poderia ser. Por que não?

Como foi para você permanecer fechado durante os anos 90 e 2000 - o período mais público e exposto de sua vida?

Tive momentos de extrema positividade, e não tão positivos [momentos]. A vida era um pouco sob o efeito de esteróides naquela época. Foi tudo muito intenso, mas eu agüentei! Venho de uma escola de disciplina militar quando se trata de treinamento para música, dança e atuação. Comecei quando tinha 12 anos. Então, para mim, era sobre não estar pronta para abrir. Quando você abre um ovo de fora, o que sai é a morte. Mas quando o ovo se abre por dentro, o que sai é vida. É algo que precisa vir de dentro. Cada vez que alguém força alguém a sair, o que você está fazendo é destruindo o fluxo natural da autodescoberta.

 Reportagem completa no site Rolligstone

Comentários